Forma - Débora Novaes de Castro
FORMA
Débora Novaes de Castro*
(In Dissertação de Mestrado, Débora de Castro, O HAICAI NO BRASIL:
Comunicação & Cultura, Puc-SP, 2004)
"Forma poética do haicai, três versos: o primeiro, de 5 sílabas; o segundo, 7; o terceiro, 5 (origem oriental); contudo, tendo em vista a silabação diferente nas diversas línguas, pode-se ter um verso mais curto, outro mais longo, outro mais curto. Nas traduções de Bashô, podemos encontrar haicais com dois versos apenas. Os de origem, via européia ou ocidentais, versos de 2 , 3 ou 4 versos. Contudo, prevalece, ou é a forma mais aceita, a estrofe composta por três versos nos quais o poder de síntese, a imagem, o vislumbre são requisitos primordiais.
Pontuação inexiste na forma japonesa; na oriental-brasileira e ocidental-brasileira, é opcional. O Grêmio Ipê de Haicai (oriental-brasileiro), faz uso da pontuação. Guilherme de Almeida e sua escola também pontuam essa micro-poesia.
A rima não acontece na forma oriental; na ocidental, é aceitável como acontece nos haicais guilherminianos (Guilherme de Almeida).
Titulação - Não há titulação no haicai oriental; no ocidental, latino-americano ou brasileiro pode haver ou não.
Pode-se dizer que Ocidente e América Latina oonstruiram a sua síntese poética, aos moldes das origens, mas com um sabor de novidade, "um sabor de amoras/ comida com sol/ a vida chamava-se agora" como no dizer de G.A. em INFÂNCIA.
Esquema do haicai bashoniano (oriental-brasileiro):
5 sílabas _ _ _ _ _
7 sílabas _ _ _ _ _ _ _
5 sílabas _ _ _ _ _Esquema do haicai moderno (ocidental brasileiro):
silabação livre
14 sílabas _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
5 sílabas _ _ _ _ _
3 sílabas _ _ _ou outras silabações, conservando-se porém os três versos, sendo dois mais curtos e um mais longo, preferencialmente, os 1ºs e 3ºs mais curtos e os 2ºs (centrais) mais longos."
* Débora Novaes de Castro, nome plástico-literário
Leia outros HAICAI - SOBRE O HAICAI